Informação para Autores

Interessado(a) em enviar para esta revista? A Inovact recebe trabalhos em fluxo contínuo. Para submissão, os autores precisam registrar-se na revista antes de enviar ou, se já estiver registrado, pode simplesmente fazer log in e iniciar o processo de submissão de trabalho. Recomendamos que você analise a  página de políticas de seção da revista, bem como as Diretrizes para autores

 

Diretrizes para autores

  1. O artigo representa uma contribuição original e inédita, não tendo sido publicado em outros periódicos e livros.
  2. O artigo não está em processo de avaliação em outro periódico nacional ou internacional.
  3. O artigo está dentro do escopo da Inovact.
  4. O artigo é assinado por no máximo quatro autores.
  5. O autor ou coautor têm ciência que não poderá submeter mais que 2 (dois) trabalhos por ano para este periódico.
  6. O artigo é redigido em língua portuguesa.
  7. O artigo é apresentado em formato A4, com margens esquerda e superior 3 cm e,  direita e inferior 2 cm.
  8. O artigo apresenta título do trabalho em português: negrito, centralizado, na fonte Times New Roman tamanho 16, maiúscula.
  9. O artigo apresenta Título do trabalho em inglês: negrito, centralizado, na fonte Times New Roman tamanho 12, maiúscula.
  10. O artigo contém resumo e palavras-chave (mínimo três e máximo de cinco) em língua portuguesa e inglesa, com texto justificado, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com até quinze linhas ou cento e cinquenta palavras.
  11. O artigo é formatado com espaçamento entre linhas simples, fonte Times New Roman tamanho 12, parágrafo 1,25, texto justificado, espaçamento de 6 pts depois de cada parágrafo, espaço simples entre o final de uma seção e início de outra.
  12. Títulos de seções com marcadores numéricos, alinhados à esquerda, em negrito, fonte Times New Roman 12, maiúscula. Subseções em minúscula com primeira letra da sentença em maiúcula.
  13. O artigo apresenta citações e referências de acordo com as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 
  14. O arquivo deve ser submetido como trabalho completo em formato DOC e também como documento complementar em formato PDF.
  15. O artigo completo (incluindo referências e anexos, se necessário) não ultrapassa 25 páginas.
  16. O artigo não contém qualquer forma de identificação de autoria, tanto no ato da submissão, quanto nas rodadas de revisões. Essas informações de autoria são inseridas exclusivamente no processo de submissão, no campo metadados.
  17. Os metadados são devidamente preenchidos durante o processo de submissão:
    • a) título em letras maiúsculas; 
    • b) nome completo de cada autor;
    • c) respectivas afiliações institucionais completas;
    • d) respectivos países;
    • e) respectivos e-mails;
    • f) respectivos resumos da biografia destacando-se a maior formação e o perfil de cada autor (pesquisador, professor, acadêmico, técnico).
  18. No preenchimento dos dados autorais em metadados deverá ser observado, se mais de um autor, a clara indicação do autor principal e dos coautores para que sejam apresentados em ordem decrescente de autoria (autor e coautores).
  19. O artigo é submetido, exclusivamente, pelo sistema OJS (Open Journal Systems) dentro do website da Inovact.
  20. O artigo está livre de plágio ou autoplágio.
  21. Os autores estão cientes que o artigo submetido passa por três etapas de avaliação (avaliação preliminar do Editor-chefe e co-editores, e avaliação dos especialistas às cegas e avaliação da equipe de editoração de texto) e pode ser rejeitado em qualquer uma dessas etapas. Mesmo depois de várias rodadas de revisão, se o artigo não alcançar as melhorias necessárias, ele pode ser rejeitado para publicação.
  22. Os autores entendem que mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à Revista Inovact Gestão e Negócios, o direito de primeira publicação, com o trabalho, simultaneamente, licenciado sob Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do artigo.

 

 

 

ESTRUTURA DO ARTIGO

Considerando os requisitos de forma destacados em Diretrizes para autores, os elementos que devem compor o artigo são apresentados a seguir.  

 

RESUMO

Resumo do trabalho em português com até 15 linhas ou cento e cinquenta palavras, com texto justificado, tamanho 12. O resumo descreve sinteticamente a proposta principal do trabalho. É a apresentação concisa dos pontos relevantes, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do artigo. Deve ser constituído de uma sequência de frases objetivas.

Palavras-chave: Em mínimo de três e no máximo de cinco. Ex: Ativos. Gestão. Tecnologia.

 

ABSTRACT

Resumo do trabalho em inglês com até 15 linhas ou cento e cinquenta palavras, com texto justificado, tamanho 12.

Key-words: Em mínimo de três e no máximo de cinco.

 

INTRODUÇÃO

A introdução do artigo não deve ser seccionada em subseções, é um texto contínuo. Contém a apresentação e uma breve contextualização do tema. Traz uma delimitação do assunto. Apresenta uma breve justificativa para a realização da pesquisa. Explicita de forma clara e pertinente o objetivo do trabalho ou perguntas de pesquisa. A introdução resgata e referencia estudos anteriores que abordaram o tema estudado, apontando as deficiências do campo de estudo.

 

SEÇÃO DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE O TEMA

A base teórica do trabalho deve ser consistente, com uma discussão lógica, atentando-se especificamente ao tema. A seção pode ser organizada em subseções, preferencialmente poucas, observada a organização de subtítulos apresentada anteriormente.

Toda discussão deve ser fundamentada na literatura, com argumentação baseada no conhecimento científico e não no senso comum. Deve haver uma coerência na exposição do assunto e os demais elementos do artigo como objetivos, metodologia, discussão e conclusão. A fundamentação teórica deve prezar pela qualidade da redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade).

Todas as citações ao longo do trabalho, em quaisquer de suas seções, sejam diretas ou indiretas devem seguir as regras da ABNT, sendo as obras devidamente relacionados nas referências bibliográficas. Deve ser dado preferência para as obras clássicas e artigos publicados em revistas científicas nos cinco últimos anos.

 

SEÇÃO DE METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Devem ser descritos adequadamente os procedimentos metodológicos utilizados para desenvolvimento do estudo, assim como todos os elementos relacionados (se for o caso) como população, amostra, lócus. Especificar a natureza da pesquisa, se quantitativa, qualitativa ou mista. Da mesma forma se é um estudo exploratório, uma revisão de literatura, um estudo de caso ou uma pesquisa empírica. Justificar apropriadamente a escolha dos procedimentos.

 

RESULTADOS

Eles devem ser relevantes e consistentes com a metodologia e discutidos em relação a outros estudos revisados.

 

DISCUSSÃO

Apresenta a discussão correspondente aos resultados obtidos relacionando-os aos objetivos propostos.  A critério dos autores, a seção de resultados e esta seção podem ser apresentadas como um só tópico: “Resultados e discussão”.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS OU CONCLUSÃO

Retoma os pontos principais da introdução, apontando como cada um dos objetivos/perguntas foram alcançados(as). Apresenta as contribuições teóricas e práticas do estudo. Apresenta limitações do estudo em termos de desenvolvimento ou abrangência e generalização. Aponta oportunidades para futuras pesquisas e avanço no campo de estudo.

 

REFERÊNCIAS  

Apresenta todas as referências utilizadas no corpo do artigo. Todos os artigos citados no texto devem estar listados de acordo com as regras da ABNT.